O que é o Marketing Multinível?

O Marketing multinível (MMN), também conhecido como marketing de rede, trata-se de modelo de negócio legal em que o empreendedor obtém lucro tanto com a revenda de produtos e serviços como também com a formação de sua própria equipe de vendas, indicando outras pessoas para a sua rede. Nesse caso, o rendimento será proporcional à receita gerada pelas vendas dos revendedores da equipa. Este modelo aumenta a capilaridade dos produtos e serviços oferecidos pelas empresas e tem papel importante no fomento de novos empreendedores.

MLM é o sistema que permite que qualquer pessoa comece o seu negócio, representando uma marca. Podes fazer crescer o teu negócio, chamando mais pessoas para criarem negócio contigo. Em vez de teres de criar produto, garantir a legalidade dos produtos e mais mil coisas que um empresário tem de fazer, ficas “apenas” com a missão de fazer crescer o teu negócio, usando o produto já perfeito da empresa que escolheres.

Para isso, escolhe uma empresa da qual gostes mesmo, cuja missão te diga algo e, acima de tudo, uma equipa com a qual te identifiques.

Resposta à teoria da pirâmide: Sim… faz todo o sentido chamarem pirâmide a este tipo de negócio quando ao trabalharem numa grande cadeia também há uns que ganham muito porque estão acima e os de baixo ganham (literalmente) o mínimo. Aqui, há troca de produtos, verdadeira venda e ganha quem trabalhar melhor. Esteja acima, esteja abaixo.

Tal como nas empresas tradicionais em que os cargos de topo recebem tendencialmente mais do que a base da organização, em que imensos funcionários apenas ganham o ordenado mínimo nacional.

Quem não tem nenhuma paixão ou dinheiro para começar e quer trabalhar no seu negócio, deve mesmo considerar o mlm.

Só fala em pirâmide quem não está dentro do assunto. Afinal pirâmide é o funcionamento de todas as empresas (a grande maioria) que emprega a maioria de nós. Marketing Multinível não é pirâmide.

Pirâmide
➡️ Ilegal
➡️ Envolve investimento inicial e é disso que vivem os de cima
➡️ Não há uma morada verdadeira da empresa
➡️ Quem está em cima está sempre em cima

Os esquemas em pirâmide têm estas caraterísticas:

  • Prometem grandes quantidades de ganhos com pouco ou sem esforço.
  • Prometem que podes ganhar muito dinheiro simplesmente a recrutar pessoas.
  • Pode ou não ter um “produto” para vender, mas normalmente tem pouco ou nenhum valor.
  • Convencem as pessoas a investir grandes quantidades de dinheiro em pacotes, associados a produtos que não são fáceis de vender a outras pessoas ou não podem ser devolvidos.
  • Cobram comissões ou custos altos para entrar, com um pagamento direto ou na forma “obrigada” de produtos de fachada. Os promotores de esquemas em pirâmide, que se intitulam de líderes, vão pressionar as pessoas a se registar imediatamente sugerindo que a mesma oportunidade não vai estar disponível mais tarde.
  • A compensação base advém primariamente do recrutamento de novas pessoas, que devem pagar para entrar e recrutar outras pessoas.
  • Não vende nada ou mascara a inexistência de produtos ou serviços cobrando por eles valores muito acima daqueles praticados no mercado
  • O primeiro a entrar é o que mais ganha
  • Não há continuidade
  • Nem sempre há pagamento de impostos e emissão de notas fiscais
  • Nem sempre há garantia de devolução ou possibilidade de desistir do negócio
  • Foco no desconhecido e apenas no enriquecimento rápido e fácil (não há treinamento)
  • Esquema ilegal que não cumpre o Código de Ética de associações do setor
  • Podem ser enquadrados em crimes de estelionato, crime contra a economia popular, evasão de divisas entre outros

O mais importante aqui, é que fiques atento às fraudes multinível, porque – como é óbvio –  vão usar o nome do marketing multinível, para garantir que o retorno vem de um negócio sustentável e vai durar muitos anos. https://marketingmultinivel.pt/dsa-alerta-diferencas-marketing-multinivel-e-esquemas-piramide/

Todas as empresas de marketing multinível têm estas caraterísticas:

  • Vende produtos e serviços
  • Ganho proporcional ao esforço
  • Continuidade (e hereditariedade)
  • Gera e recolhe impostos
  • Tem garantia de devolução ou de desistência do negócio
  • Forte investimento em treinamento
  • Publica informação correta sobre a empresa, os seus produtos e o que o cliente pode esperar dos produtos e serviços.
  • Cobra um custo baixo pelo kit de início (ou starter kit) – para uso pessoal. Normalmente inclui amostras, catálogos, formulários de compra e outras ferramentas para ajudar a vender.
  • Tem um produto ou serviço que é competitivo no mercado e é comprado pelo cliente final.
  • Requer que os participantes tenham pouco ou nenhum inventário, e tem uma polícia de compra de volta para proteger os distribuidores contra inventário não vendido.
  • A compensação base consiste primariamente na venda de produtos e serviços ao cliente final. A compensação pode ser gerada pelas suas próprias vendas ou pelas vendas das pessoas que recrutou.
  • Mostra o negócio e dá aos potenciais novos distribuidores o tempo necessário para tomarem uma decisão – todas as oportunidades vão estar disponíveis amanhã.

Outra caraterística das empresas de venda direta, também é a proteção do consumidor e a garantia. Os membros também devem obedecer a um Código de Ética estrito, que define alto nível de standards no que diz respeito à interação entre os vendedores e os clientes.

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