“O bebé chora o que a mãe cala.”

nunca imaginei chegar ao ponto de entender esta frase. nunca durante imenso tempo a entendi de forma clara. mas depois de muitas leituras, de reflexão, de contacto com mães e mulheres, de imensas realidades, entendo. e doi tanto que tantas mulheres não a entendam

nós desde cedo que somos ensinados a engolir o choro, é feio chorar, não podemos mostrar as emoções, não é bonito estarmos “sensiveis e débeis”. temos de estar sempre impecáveis, fortes, apresentáveis, não dar parte fraca. nunca

mas… na realidade é uma bela porcaria este faz de conta que a “sociedade” nos impõe. é uma m#$%& as regras e regrinhas idiotas, a exigência do perfeito, do impecável, da casa arrumada, das roupas passadas, do cabelo penteado, das coisas limpinhas.

F#$% society – sim hoje estou a extravasar mesmo

porque isto é idiota, ridiculo, limitador, infeliz!nós temos o direito se SENTIR! e de nos guiar pelo que nos faz feliz. quero lá saber do que pensam os outros!
vão sempre SEMPRE haver vozes do contra. SEMPRE

“nem deus agradou a toda a gente, porque iremos nós ambicionar tal”?

mas porque raio uma mãe recem parida, que tem um recem nascido não pode chorar, ou gritar, ter tudo de pantanas (e haver alguem a ajudar a endireitar e a cuidar da comida – não é do bebé – é da casa e da comida!)

porque não podemos rir e chorar e gritar quando precisamos? porque temos de andar “bem comportadas”? porque tem de estar tudo impecavél? Tem? para quem? porque?

porque raio não podemos simplesmente estar, e mimar, e beber os nossos filhos? PODEMOS E DEVEMOS.

bebés não são dominio publico, e quanto mais depressa as mães entenderem isto, e usarem um porta bebes para proteger ambos, menos crises de stress, da hora da bruxa, das falsas “colicas” irão haver.

porque RAIO AS COLICAS TEM AS COSTAS TAO LARGAS?não, mais de 70% dos bebés não tem cólicas! tem crises de stress, da hora da bruxa!


e agora entendo…. os bebés choram o que as mães calam…. os bebés sentem o que as mães sentem. e se as mães não se sentem seguras a passar o bebé ao colo de alguem, o bebé vai sentir-se ameaçado e chora ou hiberna. e logo vem a hora da bruxa

  • se uma mãe esá exausta o bebe chora, a pedir calma e sossegos
  • e uma mãe tem fome e nao tem tempo o bebe chora e pede calma e tempos
  • e uma mãe nao descansa o bebe chora e pede calma

se uma mãe não chora, sente, pede ajuda….. o mundo desaba, um pouquinho de cada vez.

uma coisa que a disciplina positiva, consciente (whatever) me trouxe foi claramente tentativa de calma, de olhar para as situações com calma, de ver alem do que esta a acontecer, alem do momento. e é sem sobra de duvida uma aprendizagem SOBRE MIM, mudança EM MIM, e não nos bebés e crianças

eu só queria, mesmo, que todos os pais pudessem ler mais, parar mais, abrandar mais, acalmar mais….

um dia…… espero eu….

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *