“O bebé chora o que a mãe cala.”

Nunca imaginei chegar ao ponto de entender esta frase. Nunca durante imenso tempo a entendi de forma clara. Mas depois de muitas leituras, de reflexão, de contacto com mães e mulheres, de imensas realidades, entendo. E doí tanto que tantas mulheres não a entendam.
Nós desde cedo que somos ensinados a engolir o choro, é feio chorar, não podemos mostrar as emoções, não é bonito estarmos “sensíveis e débeis”. Temos de estar sempre impecáveis, fortes, apresentáveis, não dar parte fraca. Nunca mas… na realidade é uma bela porcaria este faz de conta que a “sociedade” nos impõe. É uma m#$%& as regras e regrinhas idiotas, a exigência do perfeito, do impecável, da casa arrumada, das roupas passadas, do cabelo penteado, das coisas limpinhas.
F#$% society – sim hoje estou a extravasar mesmo
porque isto é idiota, ridículo, limitador, infeliz! Nós temos o direito se SENTIR! E de nos guiar pelo que nos faz feliz. Quero lá saber do que pensam os outros!
Vão sempre haver vozes do contra. SEMPRE
“nem deus agradou a todas as pessoas, por que iremos nós ambicionar tal”?
mas, porque raio uma mãe recém-parida, com um recém nascido não pode chorar, ou gritar, ter tudo de pantanas (e haver alguém a ajudar a endireitar e a cuidar da comida – não é do bebé – é da casa e da comida!)
porque não podemos rir e chorar e gritar quando precisamos? porque temos de andar “bem comportadas”? porque tem de estar tudo impecável? Tem? Para quem? Por quê?
Porque raio não podemos simplesmente estar, e mimar, e beber os nossos filhos? PODEMOS E DEVEMOS.
Bebés não são domínios publico, e quanto mais depressa as mães entenderem isto, e usarem um porta bebes para proteger ambos, menos crises de stress, da hora da bruxa, das falsas “cólicas” irão haver.
Porque RAIO AS CÓLICAS TEM AS COSTAS TAO LARGAS?não, mais de 70% dos bebés não tem cólicas! Tem crises de stress, da hora da bruxa!

E agora entendo…. Os bebés choram o que as mães calam…. Os bebés sentem o que as mães sentem. E se as mães não se sentem seguras a passar o bebé ao colo de alguém, o bebé vai sentir-se ameaçado e chora ou hiberna. E logo vem a hora da bruxa

 

  • se uma mãe está exausta o bebe chora, a pedir calma e sossegos
  • e uma mãe tem fome e não tem tempo, o bebe chora e pede calma e tempos
  • e uma mãe não descansa o bebe chora e pede calma
se uma mãe não chora, sente, pede ajuda….. O mundo desaba, um pouquinho de cada vez.
Uma coisa que a disciplina positiva, consciente (whatever) trouxe-me foi claramente tentativa de calma, de olhar para as situações com calma, de ver além do que está a acontecer, além do momento. E é sem sobra de dúvida uma aprendizagem SOBRE MIM, mudança EM MIM, e não nos bebés e crianças
Eu só queria, mesmo, que todos os pais pudessem ler mais, parar mais, abrandar mais, acalmar mais….
Um dia…… espero eu….

Veja também:

O meu instagram

Tenho imensos recursos, videos e posts sobre parentalidade.

O meu facebook

Informação para os pais (re)pensarem a parentalidade. Porque isto é um mundo sem fim de coisas.

Produtos de Bebés E crianças

Dezenas de produtos para bebés e crianças!