COMO LIDAR COM O STRESS

Indicações da OMS/WHO e Ordem dos Psicólogos Fonte

  • durante uma crise é normal que se possa sentir triste, ansioso, confuso, assustado ou zangado.
  • falar com pessoas em quem confia pode ajudar. contacte os seus amigos e familiares – online
  • se se sentir muito angustiado ou perturbado, fale com um profissional de saúde, ligue para o sns24 e siga as recomendações dadas
  • limite as suas preocupações e inquietações, e as da sua família, diminuindo o tempo durante o qual está a ver ou a ouvir notícias que considere perturbadoras.
  • não fume, não consuma álcool e não consuma drogas na tentativa de lidar com as suas emoções.
  • se tiver que ficar em casa, mantenha um estilo de vida saudável – uma dieta adequada,
  • períodos de sono e descanso, exercício físico e contactos sociais, dentro de casa, com as pessoas mais próximas, assim como contactos por email e telefone com outros amigos e familiares.
  • tenha uma visão crítica relativamente às informações que encontra e que não são disponibilizadas por instituições oficiais. procure consultar fontes de informação fiável em que possa confiar. opte por informação divulgada por instituições oficiais, tais como:
  1. serviço nacional de saúde (sns), direção-geral da saúde (dgs), instituto nacional de emergência médica (inem). poderá, em caso de dúvida, optar pela linha telefónica do sns24 (808 24 24 24). “
  2. recorra a capacidades e competências que já o/a ajudaram no passado a lidar com situações adversas. use-as para lidar com as suas emoções nos momentos mais desafiantes deste surto

Algumas actividades que pode fazer em casa fonte

  • O exercicio fisicio é um excelente aliado para libertar stress.
  • Ler ajuda a relaxar e navegar em outos mundos.
  • Praticar Yoga e mindfullness diminuem a ansiedade, promove saúde emocional, beneficia a autoconscientização, reduz a perda de memória relacionada à idade e traz clareza e paz de espírito.
  • Cozinhar pode ser uma actividade bastante relaxante. Cozinhando, experimenta novas receitas, leva alegria e satisfação para as pessoas que ama e ainda acalma a mente.
  • Jardinar, regar, cuidar das plantas, cultivar pode proporcionar muita satisfação. A terra é um dos nossos elementos base do nosso bem estar.
  • Dançar é libertador, energico e relaxante!
  • Respiração profunda alivia o stress, controla a ansiedade, funciona como um calmante natural, melhora a capacidade pulmonar etc. Sendo assim, quando a situação estiver tensa: pare, inspire e expire profundamente. Bastam algumas repetições para o cérebro responder positivamente a esses estímulos.
  • Automassagem nas pernas, pescoço, coluna, pés e cabeça. No pescoço, que é uma das partes que mais sofrem com a tensão, você pode fazer o seguinte movimento: com as mãos abertas, apalpe o pescoço e desça lateralmente do topo da cabeça até os ombros. Você pode fazer esse movimentos quantas vezes for necessário. Para finalizar, basta pressionar as vértebras do pescoço com as pontas dos dedos.

Ajuda dos óleos essenciais

A Relaxar

  • Orange
  • Tangerine
  • Neroli
  • Lavender
  • Chamomile
  • Melissa
  • Rose
  • Geranium
  • ylanylang
  • Bergamot
  • Sandalwood
  • Cedarwood
  • Valerian

A Respirar

  • Eucaliptus
  • Ravinsara
  • Thyme
  • Pine
  • Cypress
  • Purification
  • R.C
  • Tea tree
  • Lemon
  • Rosemary
  • Cedarwood

A concentrar

  • Peppermint
  • Lemon
  • Rosemary
  • Grapefruit
  • Bergamot
  • Vetiver
  • Patchouli
  • Cypress

A evitar o mau humor

  • Bergamot
  • Lemon
  • YlanYlang
  • Cinnamon
  • Marjeron
  • Peppermint
  • Rosemary
  • Geranium

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *