Até podíamos divagar aqui por todos os males e mais alguns que a síndrome do abandono cria nas crianças.
Até podíamos recordar os locais mais silenciosos do mundo, com crianças, serem estranhamente orfanatos.
Até podíamos estar a dissertar por mil coisas e mais algumas, não estivéssemos aqui (CIO, treinos de sono) face a um quadro de abandono parental, anti natura, insensível, e outras coisas assim.
Porque claro, que qualquer adulto adora DELIRA quando está a falar de alguma coisa e é ignorado, quando chega a casa carregado de stress e que ainda gozem com ele, claro que todo o adulto adora que nos momentos de dor seja deixado sozinho, fechado em quartos, sem que se lhes toque ou fale ou acarinhe ou aconchegue.
Claro que todo o adulto ODEIA dormir acompanhado, pela esposa ou amiga ou amigo ou quem for (ate com o cão ou o gato), todo o adulto REPELE todo e qualquer contacto físico e odeia ser acarinhado.
Não fosse tudo isto o contrário que se verifica, e não fosse isto uma questão de bom senso e empatia até que se podia fazer.
Sem falarmos na questão animal (sabem, somos mamíferos!!! esqueceram lá pelo desenrolar da história?!) e como a GRANDE MAIORIA precisamos de dormir em NINHO!
Admirem-se porque temos camas, quentinhas, fofinhas, e adoramos fazer conchinha!
Ah, mas espera…
Porque as crianças e os bebés são seres além do adulto com super hiper mega capacidades de autorregulação, consciência e perceção, cheios de manhas e vícios e coisas DE ADULTO que apenas se adquirem com a aprendizagem e sociabilização.
Afinal eles não são nada livros em branco, já tem séculos de história e nascem com tantas falácias que nem sei como precisam de serem alimentados e aprender a andar e a falar. Com tanto saber inato……
Incrível como há seres, que chegam a pais, com tanta coisa pré moldada nas cabeças, e sem sequer um “pera lá, deixa-me ver e investigar afinal o que é isto”, e que continuam a manada….
Até para nascer é preciso ter sorte (até os animais tem mais sorte….)
Mas depois, estes senhores, tem péssimas capacidades sociais, e de EMPATIA, porque fazem o que lhes fizeram, mas esperam que a historia seja diferente com os mesmos passos… tá.
algumas definições importantes de reter:
ví•ci•o
(latim vitium, -ii)
substantivo masculino
- Defeito ou imperfeição.
- Prática .frequente de .ato considerado pecaminoso.
- Tendência para contrariar a moral estabelecida. = DEPRAVAÇÃO, LIBERTINAGEM
- Hábito inveterado. = MANIA
- Dependência do consumo de uma substância (ex.: vício do álcool).
- Erro de ofício.
- Erro habitual no uso da língua.
- Mau hábito ou costume que as bestas adquirem. = MANHA
em•pa•ti•a
(grego empátheia, -as, paixão)
substantivo feminino
Forma de identificação intelectual ou .afetiva de um sujeito com uma pessoa, uma .ideia ou uma coisa (ex.: a empatia entre os voluntários e a população local era evidente; assistimos à perfeita empatia entre piano e violino).
hu•ma•ni•da•de
(latim humanitas, -atis)
substantivo feminino
- Conjunto dos seres humanos.
- Natureza humana.
- Bondade, benevolência, compaixão.
arrisco a pedir que vejam e oiçam um dos métodos do treino mais conhecidos: Estivill (também há o de Ferber) até ao fim e me digam o que sentem ao assistir – e parem para pensar o quão ridículo é o facto do ADULTO ESTAR A RECEBER ACOMPANHAMENTO E CARINHO
Alguém é ensinado a respirar?
Então não se ensina ninguém a dormir.
E para verem: num café, restaurante, exposição, fazem de tudo para calar os bebés, mas em casa deixam chorar para aprneder !? (contrasenso, coerência….)
Já agora, sabem o que é necessário para se adormecer?!
Adormecer é o processo de se iniciar o sono. O corpo é colocado em estado de relaxamento até que comece o tempo de recuperação de forças, onde os órgãos são menos exigidos.
E… o que será necessário para uma pessoa relaxar?!