Acordar ou não acordar… eis a questão

Há sempre a mesma dúvida em todas as mamãs.

Devemos acordar os nossos pequenos para mamar? ou devemos/podemos deixa-los descansar?

Ora, eu aconselho a que os bebés com menos de um mês sejam acordados SEMPRE num máximo de 3horas para mamar.

Correm o risco de entrar em Hipoglicemia * que pode levar os bebés a entrar em coma porque não tem energia para despertar para pedir alimento.

Isto é muito sério e perigoso.

Pode igualmente levar a que as crianças fiquem com anemia *.

Assim, aguardando pela consulta do primeiro mês, verificamos como correu o crescimento e aumento de peso do bebé.

Se se verificar aumentos então poderemos deixar os bebes dormir descansados, até ao máximo de 6 horas.

Depois dos 2 meses aí sim pode deixar dormir a vontade.

 

Segundo https://pt.wikipedia.org:

* Hipoglicemia é uma condição em que a taxa de glicose no sangue diminui para valores inferiores ao normal. A condição causa vários sintomas, entre os quais desorientação, dificuldade em falar, estado de confusão, perda de consciência, convulsões ou morte. Podem ainda estar presentes sintomas como fome, sudação em excesso, tremores e fadiga. Geralmente os sintomas manifestam-se de forma súbita. A condição oposta é a hiperglicemia.

**Anemia define-se geralmente como a diminuição da quantidade de glóbulos vermelhos ou de hemoglobina no sangue. Pode também ser definida como a diminuição da capacidade do sangue em transportar oxigénio. Quando a anemia é de aparecimento lento, os sintomas são muitas vezes vagos e podem incluir fadiga, cansaço, falta de ar ou diminuição da capacidade de realizar exercício físico. Quando é de aparecimento rápido os sintomas são mais evidentes, incluindo estado de confusão, sensação de desfalecimento, perda de consciência ou aumento da sede. Só quando a progressão da doença é significativa é que a palidez se torna evidente. Os restantes sintomas dependem da causa subjacente à anemia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *